Menu

Glossário

Pensando no calouro que se vê perdido diante de tantos termos novos com que terá contato durante sua estadia na UFMT, o DCE compilou os principais no glossário que segue. (Podem postar mais, se sentirem falta, via comentário).

ADUFMAT – Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso.

ANDIFES – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. 

ANPG – Associação Nacional dos Pós-Graduandos. É a entidade máxima de representação dos estudantes de mestrado e doutorado do Brasil.

Assembléias – As assembléias são reuniões de todos os membros de um setor para discutir e deliberar onde todos tem direito a voz e voto aos pertencentes ao setor e com direito a voz a todos. Sendo assim, existem assembléias de professores, de funcionários e de estudantes. Há assembléias de estudantes de toda UFMT, somente de campi, somente de faculdades ou de um curso.

Atlética – Organização de alunos ligada a prática de esportes. Formam times pra participação de campeonatos entre cursos, faculdades e universidades.

CA – Centro Acadêmico. Entidade representativa dos estudantes de cada curso. Cada entidade tem um tipo de gestão, mas normalmente possuem um mandato de um ano.

CAA – Conselho Acadêmico Administrativo. Reunião onde participam a PRÓ-REITORIA do Campus, a Diretora Administrativa, os diretores dos Institutos, os chefes de departamento e o RD.

CAE – Coordenação de Administração Escolar. É responsável pelos registros acadêmicos (matrícula, transferência, diploma, histórico escolar dos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso e é ligada a PROEG. Todos os processos referentes à graduação são encaminhados à CAE para avaliação das solicitações pertinentes. A CAE gerencia o Registro Escolar em Rondonópolis.

Campi – Do latim, plural de campus. São eles: Cuiabá, Pontal do Araguaia, Rondonópolis, Sinop.

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

CARE – Coordenação de Articulação com Estudantes. É, também, a unidade da UFMT responsável pela articulação com os estudantes em geral, no sentido de apoiá-los em atividades específicas do movimento estudantil como participação e realização de eventos de caráter político-estudantil, semana do calouro, seminários, fóruns, etc. Em Rondonópolis Profª. Laura Carvalho, care_cur@ufmt.br e tel.: 3410-4066.

CEB – Conselho de Entidades Base. Reunião onde se encontram o maior número possível de CAs da UFMT-CUR para discutir questões do ME, presidida pelo DCE.

COLEGIADO DE CURSO – É o órgão que coordena e supervisiona didaticamente cada curso a que está ligado, tendo funções normativas, consultivas e deliberativas. Composto por professores, técnicos, e RD, esse por sua vez é indicado pelo CA. Em caso de ausência do CA, o DCE pode indicar também, sendo esse do curso.

COLEGIADO DE DEPARTAMENTO – É o órgão de coordenação das funções dos departamentos. Composto por professores, técnicos, e RD, esse por sua vez é indicado pelo CA. Em caso de ausência do CA, o DCE pode indicar também, sendo esse do departamento.

CONEG – Conselho Nacional de Entidades Gerais. É fórum de deliberação da UNE, convocado em congresso ou por sua diretoria, que reúne os DCEs, UEEs e Executivas de Curso do país.

CONEB – Conselho Nacional de Entidades de Base. É fórum da UNE, convocado em congresso, CONEG ou por sua diretoria, que reúne os Centros e Diretórios Acadêmicos do país para deliberar sobre os rumos da entidade e que só é menor e menos representativo que o congresso da UNE.

CONGREGAÇÃO –  É o órgão máximo deliberativo e consultivo das unidades universitárias em assunto de administração, ensino, pesquisa e extensão. As reuniões de Congregação do Instituto são constituídas por professores, técnicos, e RD. 

Conselho Diretor – da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso tem por objetivo exercer a administração da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso e a Supervisão da Universidade.

CONSEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. É o órgão deliberativo em última instância para recursos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, nos termos da legislação vigente. Constituído por professores, técnicos, e RD.

CONSUNI – Conselho Universitário. É o órgão deliberativo sobre matéria administrativa, econômica, financeira e de desenvolvimento de pessoal, nos termos da legislação vigente. Constituído por professores, técnicos, e RD.

CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

CUACampus Universitário do Pontal do Araguaia.

CUCA – É um projeto cultural da UNE cuja sigla possui duplo significado – Centro/Circuito Universitário de Cultura e Arte. Centro com espaço de intercâmbio entre artistas universitários, profissionais e comunidade. Circuito como possibilidade de criação de uma rede de circulação dos trabalhos produzidos nestes centros.

CURCampus Universitário de Rondonópolis.

CUSCampus Universitário de Sinop.

DCE – Diretório Central dos Estudantes. Entidade máxima de organização dos estudantes que representa o conjunto dos estudantes dentro da Universidade, sendo que cada campus tem um. O DCE da UFMT-CUR denomina-se Diretório Central dos Estudantes 11 de Agosto.

ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes integra-se ao SINAES.

ICAT – Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas. Diretor atual é Prof. Dr. Alexandre Lima de Souza. alexandre@ufmt.br Tel. 3410-4098.

ICEN – Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Diretor atual é Prof. Dr. Manoel Benedito N. S. Campos. macampos@ufmt.br Tel. 3410-4007.

ICHS – Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Diretora atual é  Prof.ª Dr.ª Lindalva Maria Novaes Garske. ichscur@ufmt.br Tel. 3410-4002.

ME – Movimento Estudantil.

OCLAE – Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes. Representa os estudantes da América Latina e Caribe, através da reunião das entidades nacionais. Realiza congressos bienais, onde são aprovadas deliberações, com participação de delegações de estudantes de todos os países afiliados. A UNE e a UBES compõem a diretoria da OCLAE.

PET – Programa de Educação Tutorial, antigo Programa Especial de Treinamento, foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão.

PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.


PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.

PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Foi criado no sentido de estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. As bolsas de iniciação tecnológica serão destinadas a instituições públicas, comunitárias ou privadas.

ProExt – Programa de Extensão Universitária. Tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas.

PROAD –  Pró-Reitora Administrativa. É responsável pelas atividades administrativas da Universidade. Pró-Reitora Dr.ª Valéria Calmon Cerisara (Cuiabá).

PROCEV – Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Vivência. É responsável pelas atividades de cultura, extensão e vivência acadêmica. Pró-Reitor Prof. Maestro Luis Fabrício C. Carvalho (Cuiabá).

PROEG – Pró-Reitora de Ensino de Graduação. Exerce as funções de coordenar e supervisionar as atividades do sistema de ensino de graduação e de administração acadêmica. Pró-Reitora Prof.ª Dr.ª Myriam Thereza de M. Serra (Cuiabá).
 
PROPEQ – Pró-Reitor de Pesquisa. É responsável pela coordenação e supervisão das atividades de pesquisa. Pró-Reitor Prof. Dr. Adnauer Tarquínio Daltro (Cuiabá).

PROPLAN – Pró-Reitora de Planejamento. É responsável pela coordenação do planejamento orçamentário, físico, econômico e administrativo da Universidade. Pró-Reitora Profª. Dr.ª Elizabete Furtado de Mendonça (Cuiabá).

PROPG – Pró-Reitora de Pós-Graduação. É responsável pela coordenação e supervisão das atividades de ensino de pós-graduação. Pró-reitora Prof.ª Dr.ª Leny Caselli Anzai (Cuiabá).

PRÓ-REITORIA-CUR – Pró-Reitora de Administrativa do Campus. É responsável pela atividade administrativas do campus Universitário de Rondonópolis. Pró-Reitora Prof.ª Dr.ª Cecília Fukiko Kamei Kimura.
 
REITORIA – É o órgão executivo central, dirigido pelo Reitor, que fiscaliza e superintende todas as atividades da Universidade. Também é a diligência máxima da instituição de ensino superior. Reitora atual é Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Cavalli Neder (Cuiabá).

REUNI – A expansão da educação superior conta com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que tem como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior. Sendo um projeto do governo Lula, iniciada em 2003 e com previsão de conclusão até 2012. (http://reuni.mec.gov.br/)
RD – Representante Discente. Aluno escolhido para representar os demais nos conselhos, comissões e departamentos.

RGA – Registro Geral Acadêmico. É o número de matrícula de cada estudante.

SIGA – Sistema de Informações Gerenciais e Acadêmica. É o sistema online de acesso à notas, matrículas, informações do curso, emissão de documentos, entre outros.  (https://sia.ufmt.br/www-siga/htmldelphi/login/siga500/login.htm)

SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

UEE – União Estadual dos Estudantes. É a entidade máxima de representação dos estudantes universitários no Estado de Mato Grosso.

UNE – União Nacional dos Estudantes. É a entidade máxima de representação dos estudantes universitários do Brasil.

VIC/UFMT – O programa Voluntariado de Iniciação Científica da Universidade Federal de Mato Grosso. É caracterizado pela criação de um espaço institucional para o desenvolvimento da atividade de iniciação científica por alunos voluntários não contemplados com bolsa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário