Menu

domingo, 25 de outubro de 2009

Diretório Central dos Estudantes

DCE é uma entidade estudantil que representa todos os estudantes (corpo discente) de uma instituição de ensino superior, sejam elas universidades, faculdades ou centros universitários. Cuja sigla significa: Diretório Central dos Estudantes. Desempenha o papel de organizar suas lutas em defensa dos estudantes e em prol de melhorias da instituição. E sua atuação dentro da instituição pode estar também, embasada nas atividades dos Centros Acadêmicos (CAs) de cada curso, que por sua vez são entidades estudantis que representam os estudantes de um determinado curso, a qual tem contato mais direto com os estudantes.

Além disso, o DCE pode manter relações com outras entidades representativas dos estudantes, como a União Estadual dos Estudantes (UEEs) ou Coordenação Nacional de Luta dos Estudantes (CONLUTE), e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Estima-se que o primeiro DCE no Brasil tenha sido criado na década de 30, o DCE da Universidade de São Paulo. Contudo, o DCE-UFRJ que foi fundado em 1930 também, sendo inclusive anterior à União Nacional dos Estudantes (1937). Foi uma entidade bastante representativa até que foi fechado pelo regime militar. Várias lideranças do movimento estudantil foram assassinadas, entre elas, o estudante Mario Prata que era o presidente do DCE-UFRJ. A partir do final da década de 70 quando ocorreu a gradual abertura política os diretórios acadêmicos tiveram permissão para atuar de novo. O DCE da UFRJ homenageou o seu último presidente passando a se chamar DCE Mário Prata. Entre os diversos alunos que participaram da reativação do DCE encontram-se Mário Furley Schmidt e alguns dos integrantes da Turma do Casseta & Planeta, como Marcelo Madureira, Beto Silva e Helio de La Peña.

Nenhum comentário:

Postar um comentário