Menu

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Une participa da VI Marcha da Classe Trabalhadora

Homens e mulheres de todo o Brasil marcham em Brasília pela redução da jornada de trabalho e por 50% dos recursos do Fundo do Pré-sal para a Educação. “A unidade é um grande patrimônio dos movimentos sociais”, afirma Augusto Chagas, presidente da UNE que deve participar levando pelo menos 2 mil pessoas ao evento.

A VI Marcha da Classe Trabalhadora promete reunir dezenas de milhares de pessoas em Brasília nesta quarta-feira, 11. A pauta unificada das centrais para o evento tem como prioridade a redução da jornada de trabalho (para 40 horas semanais) sem redução de salários. “Além de gerar mais de 2 milhões de empregos, a diminuição da jornada vai contribiruir para que os trabalhadores e trabalhadoras invistam em sua qualificação. E nisso, até os empresários deveriam apoiar", afirmou Artur Henrique, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Também entre as reivindicações desta edição da Marcha, está o Novo Marco regulatório para o petróleo brasileiro e que 50% do Fundo do Pré-sal sejam investidos na Educação.


“A marcha das Centrais Sindicais demonstra o momento de grande unidade.E essa unidade é um patrimônio muito importante para o movimento social. Por isso acreditamos que o ato tem tudo para sair vitorioso”, declara Augusto Chagas, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Chagas afirma que a diminuição da jornada de trabalho vai contribuir ainda para acelerar o dinamismo econômico do país, sem contar que representará mais um direito conquistado pelos trabalhadores. 

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) está ampliando sua participação esse ano: caravanas de ônibus partem de diferentes pontos do país em direção ao Distrito Federal. “Esta deve ser uma das maiores mobilizações feitas pelo movimento sindical no Brasil ao longo dos últimos anos”, afirma Wagner Gomes, presidente da CTB.  


Passeata em defesa da Redução da Jornada de Trabalho e de 50 % do Fundo do Pré-Sal para Educação
Data: 11/11/2009, quarta-feira
Horário: 9h00
Local: Concentração na tenda da UNE no Estádio Mané Garrincha - Brasília/DF
Em defesa da Redução da Jornada de Trabalho e de 50 % do Fundo do Pré-Sal para a Educação

A União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) historicamente têm se mobilizado em defesa dos interesses nacionais, formando uma importante aliança com a classe trabalhadora.
O país vive um momento ímpar nos avanços pela melhoria da condição de vida do povo brasileiro. A implementação de políticas de valorização do trabalho merecem reconhecimento, como exemplo temos a valorização do salário mínimo (que já supera em algumas vezes o que era pago em 2002 - saltou de US$ 56 e deve chegar a US$ 266 no final do atual governo) e a ampliação dos direitos das mulheres trabalhadoras, diminuindo a desigualdade perante os homens.
Contudo, as conquistas ainda são poucas tendo em vista os desafios que os trabalhadores ainda precisam enfrentar no Brasil. Essa realidade motiva os integrantes do Movimento Social, em especial as centrais sindicais, a organizar uma marcha em Brasília, dia 11 de novembro, para hastear a bandeira pela Redução da Jornada de Trabalho, passando a exigir 40 horas semanais, sem diminuição do salário. Essa luta interessa de imediato a pais e mães, assim como a muitos estudantes brasileiros que já estão, ou um dia estarão, inseridos no mercado de trabalho.
A marcha é também a oportunidade de apresentar, de maneira unificada à sociedade, proposta de que 50% dos recursos do Fundo do Pré-Sal sejam destinados à Educação e a defesa de uma nova lei do petróleo no Brasil. 
·         Pela redução da Jornada de Trabalho! 40 horas já!
·         50 % do Fundo do Pré-Sal para Educação! 
·         Pela nova lei do petróleo!

                           Participe conosco e entre para a história da juventude que mudou o Brasil!
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário