Menu

domingo, 9 de maio de 2010

Esclarecimento sobre Quintal do Rock realizado dia 7 de maio de 2010

Foi realizado nesta última sexta-feira, dia 07 de maio, na campus Rondonópolis da UFMT, o evento Quintal do Rock, estavam entre as atrações as bandas Red RiverDoutor Rock, além dos músicos Luizão e Alex Garay que realizariam um Tributo ao Legião Urbana. Feita toda uma divulgação antecipada, incluindo venda de ingressos a R$ 5,00, já que referido evento não tinha inicialmente patrocínio e como a Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do campus de Rondonópolis, nas pessoas da pró-reitora do campus Dr.ª Cecília Kimura Fukiko, e da Diretora Administrativa local Glaucie Bianchi Neves exigiram diversos requisitos de estrutura física e documentação para que pudesse realizar-se o QUINTAL DO ROCK.

Pois bem, estudante, a organização do evento se deu pelo acadêmico de História Alex Garay (Diretor de Cultura e Evento DCE/UFMT-CUR) que também se apresentaria no evento,  o companheiro Garay faria a entrega dos últimos documentos restantes a administração local, para assim o evento ter o seu acontecimento; porém, infelizmente, ele sofreu um acidente automobilístico na sexta, à tarde e, não pode estar realizando este compromisso. A administração local na pessoa da Diretora Administrativa Glaucie Bianchi Neves, decidiu então por embargar o evento caso esta documentação não fosse apresentada, recorrendo ao reitorado em Cuiabá conseguimos protelar a entrega da documentação conseguindo o aval a nosso favor da administração superior que encontrar-se em Cuiabá, mediante isto o presidente do DCE/CUR-UFMT, Kleiton Conceição Teixeira, conseguiu apresentar a documentação a administração no início da noite de sexta, faltando 4 horas para o início do evento, conseguindo assim a liberação do estacionamento da Universidade para a realização do evento.

Nesse meio tempo, o senhor Luizão uma das atrações do evento resolveu por si só cancelar a atividade, sendo desmontada toda a parafernália das bandas, no momento em que elas estavam passando o som. Por esta medida arbitraria do senhor Luizão que o evento aconteceu sem bandas divulgadas, verdade seja dita a Banda Red River compareceu ao evento, mas como os instrumentos haviam sido desmontados não puderam se apresentar como o combinado.


O Diretório Central dos Estudantes 11 de Agosto (DCE/CUR/UFMT) vem a público pedir desculpas a todos aqueles que adquiram ingressos antecipados, e que compareceram ao evento que acabou sendo realizado de portões abertos. Agradecer também ao vocalista da banda Red River, o acadêmico do 2º ano do curso de Psicologia da UFMT-CUR, Pablo Michel, por ter se apresentado em uma apresentação solo de aproximadamente uma hora e meia, e segurou as pontas (literalmente) do evento. Agradecer também aos músicos, primeiramente, Tarcisio, que nos emprestou a bateria para a apresentação do Chiquinho e Jabas que também colaboram com o evento.

Obrigados a todos aqueles que colaboraram para a realização do evento, desejamos melhoras rápidas do nosso amigo, parceiro Alex Garay que ainda se encontra internado no Hospital Regional de Rondonópolis, seu quadro não é grave, já que ele não sofreu nenhuma fratura ou trauma maior, até onde sabemos. FORÇA GARAY!


A Universidade é um espaço público, de acesso livre e irrestrito, é livre todo e qualquer tipo de expressão cultural, artística, literária, esportiva e de lazer. Como tal é exposto no ESTATUTO DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, aprovado pela Portaria SESU nº 628, de 03 de setembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União de 04/09/2008, seção 1, página 12, grifo nosso; Onde em seu Título I, Da Universidade, seus Princípios e Objetivos, no art. 3º, Inciso V, expressa: “Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração.” Citamos também, o art. 56 do Capítulo III, Dos Discentes, seguido do Inciso II, do mesmo que afirma: “art. 56. A Universidade prestará, através de sua receita própria ou conveniada, sem prejuízo de suas responsabilidades com os demais membros da comunidade, assistência ao corpo discente, abrangendo, entre outras iniciativas:[...] II - Promoções de natureza artística, cultural, esportiva e recreativa;” Grifo nosso.


Sobretudo, é válido ressaltar a nossa Carta Magna do ano de 1988 aqui, em seu Capítulo III, DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO, Seção II, Da Cultura, em seu art. 215, assegura-nos, a todos cidadãos brasileiros o direito de manifestação cultura: “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.” Grifo nosso.


Ao considerar tudo que já foi anteriormente mencionado, bem como as garantias por Norma e Lei, podemos afirmar que essas ações faladas são inconstitucional e ilegal, além do que não ocorrem manifestações culturais com tanta freqüência, como em outros campus da UFMT, por causa da atual administração do campus que sempre impôs barreiras para todo e qualquer tipo de evento na UFMT/CUR. Consideramos importante até em certo ponto sua burocracia; mas, não justificar de maneira alguma o excessivo burocrático defendida pela Administração da UFMT/CUR. E não é a primeira vez que o DCE/UFMT-CUR sofreu algum tipo de barreira para a realização de um evento, lembrando caro estudante, o embargo e cancelamento de outros eventos como o Show de Pop/Rock da Banda RED RIVER que seria realizada no mês de março desde ano, umas das atividades culturais programadas para Semana do Calouro promovido e divulgada por nós (DCE/CUR/UFMT).


Contudo, nós, da diretoria eleita por votos diretos no final do mês de outubro do ano passado que representa legalmente os estudantes da UFMT/CUR, nunca, iremos desistir de realizar nossas atividades por causa dessa administração que ai estar, e são pessoas que não vêem mantendo um diálogo com a atual gestão do DCE/UFMT-CUR (Da Unidade Vai Nascer a Novidade - DCE Ativo), diferente do reitorado em Cuiabá, que por sua vez tem uma maior interação e diálogo aberto com o Diretório Central dos Estudantes 11 de Agosto.


Portanto, esta mais do que na hora de haver por parte da administração superior da UFMT, REITORA, CONSELHO DIRETOR, CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI), uma alteração nos quadros dos administradores do campus de Rondonópolis. Um Basta a todo esse grupo que administra o CUR/UFMT a seu favor, e não a favor dos estudantes, visto que somos a base desta instituição. Fora atual Administração da UFMT/CUR. FORA CECÍLIA FUKIKO E SEU GRUPO!!!



Diretório Central dos Estudantes 11 de Agosto - Comunicação DCE/UFMT-CUR com apóio da Secretária DCE/UFMT-CUR

3 comentários:

  1. E laie heim dona Cecicilia... que vergonha
    Depois de falar que os bancos colocados no bloco de psicologia era para os estudantes descansarem agora queria embargar um "movimento cultural"... É acho que agora não temos mais uma universidade pública, agora é privada e a dona Cecicilia passa de pró-reitora para proprietária...

    ResponderExcluir
  2. Sera que é verdade que uma vez ela disse que o R.U. seria inaugurado em Agosto. Agosto de Deus. ???? Se for eu apoio o Fora Cecilia

    ResponderExcluir
  3. Hum......precisamos buscar uma admin. mais proxima dos estudantes

    ResponderExcluir