Menu

quinta-feira, 27 de maio de 2010

UNE


A União Nacional dos Estudantes faz história com a participação dos jovens na política.Sua sede funciona em São Paulo,porém ainda existem subsedes em estados como o Rio de Janeiro e Goiás.A UNE foi fundada em 1937 no I Congresso Nacional de Estudantes no Rio de Janeiro.A participação desses jovens foi importantíssima para o quadro político brasileiro.Abaixo,algumas das mais marcantes ações da União Nacional dos Estudantes.Quem quiser conhecer mais um pouco sobre a UNE,o que vale muito a pena, também pode acessar o site http://www.une.org.br/ ou o twitter http://twitter.com/_une.Vamos lá:

1940: A UNE defendeu o fim da ditadura getulista do Estado Novo e se posicionou contra o nazismo e o fascismo,defendendo assim o rompimento total do Brasil com o Eixo(Alemanha,Itália e Japão),durante a Segunda Guerra Mundial. Ainda em 1940 a UNE, em março, divulgava uma mensagem de paz "À mocidade do Brasil e das Américas",durante um Congresso.

1943:A UNE,por meio do Centro Acadêmico XI de Agosto,organiza a Passeata do Silêncio contra Vargas.A luta antigetulista ganhava corpo entre os estudantes.A passeata foi violentamente reprimida e acabou com a morte de Jaime da Silva Teles.

1956:É organizada a União Operária Estudantil contra a Carestia.Surgida a partir da adesão de vários sindicatos operários ao movimento contra o aumento da passagem de bondes no Rio de Janeiro.Essa campanha ocorreu no dia 5 de maio,no dia 30 a polícia invadiu o prédio da UNE em repressão ao movimento.


1961:A UNE apóia a posse de João Goulart,o Jango, e cria o Centro Popular de Cultura e a UNE Volante.

1964:Com o início da Ditadura Militar,a UNE passa a enfrentar forte oposição do governo.Estudantes são perseguidos,prédios incendiados,revoltosos mortos.Nesse período ocorre o fatídico episódio da Faculdade Nacional de Direito.Surge o nome de Ivan Cavalcanti Proença,o capitão de cavalaria do Exército e do Regimento Presidencial.Ivan ordena que sua tropa impeça o massacre dos estudantes da Faculdade Nacional de Direito e arrisca a própria vida ao entrar na faculdade em meio ao caos para salvar os estudantes.

1968:Morre o estudante Edson Luís Lima Souto durante uma campanha contra a interdição e fechamento do restaurante carioca Calabouço.O cortejo fúnebre reuniu cerca de 50 mil pessoas,muitas delas foram presas às escondidas.Uma dessas pessoas era o responsável pela arte dos panfletos da UNE,Rogério Duarte. No mesmo ano acontece o XXX Congresso Nacional dos Estudantes.Novamente várias pessoas são presas, entre elas Luís Travassos,Vladimir Palmeira, José Dirceu, Franklin Martins e Jean Marc van der Weid.

1984:A UNE participava das Diretas Já.

1992:A UNE participava do "Fora Collor".

1997:A UNE comemorava 60 anos de existência.

Muitos outros feitos foram realizados pela União Nacional dos Estudantes. Sua história vai muito além do que se ensina nas salas de aula.A falta de atuação do jovem na política,atualmente,é preocupante.Você, jovem, deveria se informar sobre como é possível atuarmos na política e marcarmos presença na história do nosso país. E a UNE seria um dos instrumentos ao nosso alcance,não fosse a sua apatia frente ao atual governo.Mas aqui,o quero citar é o passado brilhante de um orgão que surgiu para defender os estudantes.Os defeitos atuais, que são lamentáveis, a gente deixa para um outro artigo.

Por: Louise Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário