Diretório Central dos Estudantes 11 de Agosto vem através desse texto abaixo informar o que a grande mídia não divulga, com a finalidade principal de tornar público à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus Universitário de Rondonópolis, a resposta enviada pela SBZ (Sociedade Brasileira de Zoologia) à Folha de São Paulo, Jornal o Estado de São Paulo e Revista Veja, em resposta às declarações insensatas do ex-diretor da Fundação Butantan, publicadas nos dois primeiros veículos de comunicação. Confira:
Repúdio às declarações insensatas do ex-diretor da Fundação Butantan
A Sociedade Brasileira de Zoologia repudia integralmente a manifestação pública do senhor Isaías Raw, ex-diretor da Fundação Butantan, sobre a inutilidade das coleções científicas.
É lamentável encontrar um tamanho desprezo sobre o conhecimento biológico de nosso país, justamente quando o mundo inteiro, no Ano Internacional da Biodiversidade, organiza esforços para conhecer, preservar e divulgar o que resta dos ambientes naturais de nosso planeta. Além de entendermos a natureza que nos cerca, cada vez mais percebemos a importância econômica de fármacos, biomateriais e aplicações na agroindústria, além dos cruciais serviços ambientais prestados, como polinização na agricultura, fornecimento de água limpa e seqüestro de carbono na atmosfera. As coleções biológicas foram e continuarão sendo uma ferramenta básica para subsidiar o desenvolvimento de todas as aplicações citadas acima. (grifo nosso)
Causou-nos particular espanto ouvir do próprio ex-administrador de uma organização sua completa falta de familiaridade sobre o que deveria administrar, da forma em que coleções similares são organizadas em todo mundo, e principalmente pelo raciocínio simplista que leva a falsas dicotomias, contrapondo a produção de vacinas para crianças com a manutenção das coleções. É importante salientar que o reconhecimento que o Instituto Butantan tem hoje na produção de vacinas é fruto direto da ciência básica realizada através de suas coleções científicas e que possibilitaram a identificação correta das espécies para as quais vacinas e soros são produzidos. A Sociedade Brasileira de Zoologia entende que fomento para pesquisa é solicitado pelo pesquisador, porém, a manutenção ou ampliação da infraestrutura é de responsabilidade institucional e de seu administrador. (grifo nosso)
Felizmente, ainda há no Brasil importantes Museus de História Natural que abrigam exemplos das espécies de nosso país, os quais frequentemente se encontram em estados tão ou mais precários em relação à situação que causou a tragédia no Butantan. Precisamos urgentemente alocar recursos para evitar que tragédias similares causem mais perdas irreparáveis sobre um patrimônio, que é da humanidade. Entendemos que o momento chama por um ambicioso programa interministerial de consolidação dos Museus Brasileiros de História Natural, incluindo as coleções da fauna, flora e micro-organismos, para assegurar que o Brasil continue na liderança da pesquisa sobre a biodiversidade tropical. (grifo nosso)
Dr. Rodney Ramiro Cavichioli
Presidente SBZ
Fonte: Sociedade Brasileira de Zoologia
Nota da Diretoria: Nós, estudantes universitários e membros do DCE, enquanto cidadões Brasileiros repudíamos também as declarações do ex-Diretor da Fundação Butantan, esta que sempre contribuir para estudos nas áreas Biológicas. Fazermos nossa as palavras e críticas do Dr. Rodney Ramiro Cavichioli.
Adoreii a nova cara do blog! ficou muito legal. ;)
ResponderExcluir