Menu

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sorria VOCÊ está sendo manipulado! "O Fenômeno do twitter para o Mundo: 'CALA BOCA CALVÃO', 'CALA BOCA TADEU' e o dia em que o Brasil sacaneou o mundo."




“CALA BOCA GALVÃO” está sendo a expressão mais comentanda no mundo do Twitter durante o início da Copa.




Em pouco tempo, as palavras “CALA BOCA GALVAO” e “BOCA GALVAO” ocuparam o 1º e 3º lugares em mensagens mais twittadas, enquanto FIFA WORLD CUP e #WORLDCUP ficaram em 5º E 6º! E tal fenômeno continua no topo mundial dos assuntos mais comentados no Twitter (no momento que escrevo esse post, CALA BOCA GALVAO está em primeiro), causando um grande constrangimento a Globo e principalmente ao Galvão Bueno.



Inicialmente, os usuários do twitter em outros países pensaram que o “CALA BOCA GALVÃO” tratava-se de uma campanha no Brasil pedindo proteção a uma ave em extinção. Um usuário do twitter nos Estados Unidos postou: “Galvão é uma ave muito rara no Brasil. CALA BOCA significa SAVE, os brasileiros estão muito tristes porque muitas GALVAOS morrem todos os dias”. E ainda: “CALA BOCA GALVAO, o mundo não pode viver sem esse pássaro!”. Outros perguntaram se era uma campanha da ONG ambiental Greenpeace: “Cala Boca Galvão é um novo projeto do Greenpeace?”



Ao saber das proporções que o termo tomou, o público brasileiro começou a fazer campanhas para que a expressão se tornasse líder do TT mundial, ganhando comunidade no Orkut, conta no Twitter, comunidade no Twinester e até mesmo uma conta no Twitter para o Instituto Galvão, que estaria ajudando as aves, prometendo que cada tweet com a hashtag seria doado 10 centavos para a causa. (é mole?)

A brincadeira começou a se expandir e tomar proporções gigantescas, com até mesmo um “single“, e alguns blogs postando-o como sendo um novo hit da Lady Gaga.


Porém, quando os internautas de outros países descobriram que não se tratava de uma campanha ambiental dos brasileiros pedindo a proteção do “Cala Boca Galvão”, começaram a publicar no twitter: “CALA BOCA GALVAO não é uma ave rara no Brasil. Isso significa “Cala a boca Galvão” um locutor esportivo odiado por pessoas aqui em baixo”. (Vejam que para se referir ao Brasil alguns gringos utilizaram a expressão “pessoas aqui em baixo”.)


Não deixando barato, alguns brasileiros começaram a escrever: “Mano, esses gringos são mt buuuurros. Não sabem de porra nenhuma e ficam falando que CALA BOCA GALVAO é uma campanha”. Outros postaram: “CALA BOCA GALVAO vai entrar pro Guiness Book como a maior piada interna de um país inteiro. E o mundo inteiro caindo!” E por fim, alguns internautas disseram: “O dia em que o Brasil sacaneou o mundo”.


Os famosos também se manifestaram em suas páginas pessoais do microblog. O ex-goleiro e agora comentarista Ronaldo não hesitou em manifestar sua desaprovação contra Galvão.“Vamos contar quantas vezes o Galvão vai falar… É mais que uma copa…..puts grilla meu”, disse. “Puta cara chato da p…”, complementou. O apresentador do Pânico na TV Rodrigo Scarpa, mais conhecido como Repórter Vesgo, também teceu o seu comentário: “Galvao Bueno narra ate velório se precisar! Galvão o Brasil te ama!”.


Outro exemplo de chacota dos internautas com Galvão e a Globo vem de um internauta brasileiro que comentou: “CALA BOCA GALVAO é um novo projeto do Greenpeace para reduzir a poluição sonora”.


O fato é que a piada ganhou o mundo da internet, e o Galvão Bueno e a Globo estão sendo ridicularizados pela web, e tal fenômeno já é notícia nos principais veículos brasileiros e internacionais.


Por fim, no seu Twitter oficial, Galvão Bueno se fez de indiferente a chacota internacional a partir do Brasil, apenas disse que se chegasse a 1 milhão de seguidores ele se calaria, e escreveu uma “romântica” frase: “Amo todos vocês”.


Dica da galera nos comentários, olhem o vídeo do primeiro jogo da seleção na Copa, abaixo:

Cala boca Galvão acaba de ganhar a capa de um dos maiores veículos de comunicação impressa do país: a revista VEJA. A coisa toda realmente saiu do controle. Corre na banca e compra lá.


Ainda não parando por aí, Matt Groening, o criador do desenho Simpsons, teria postado uma mensagem em que prometia fazer um episódio destinado ao assunto e publicado a foto abaixo. Começa a ficar difícil acreditar, mas que seria legal, isso seria…
 
 
 

 


O CALA BOCA TADEU SCHMIDT é contra uma afirmação do reporter Tadeu Schmidt, ao dizer que a Globo se preocupa com a verdade e em transmitir a melhor informação. Para alguns twitteiros foi uma ofensa ou chamar de burro na cara.


O técnico Dunga proibiu a imprensa nos treinamentos e até mesmo exclusivas pré combinadas entre a Globo e Ricardo Teixeira, o que resultou em um ataque direto dos meios de comunicação da "Poderosa" contra a fama do treinador.


A gota d'água foi quando o jornalista Alex Escobar supostamente ironizou o técnico durante a entrevista da coletiva após a vitória de 3 x 1 sobre a Costa do Marfim, Dunga chamou Alex de CAGÃO DE MERDA, e claro o áudio foi alterado para parecer que foi um grande insulto a mãe do jornalista.


Em seguida, no programa Central da Copa, a TV Globo usando jogo de imagens e depoimentos tentou se passar por coitadinha e jogar a audiência contra Dunga, o que não deu certo e resultou no:


CALA BOCA TADEU SCHMIDT


Após a Globo dar o tiro no pé e tentar jogar o povo contra Dunga, "de repente" os artistas da Globo começaram a postar no tweets contra o técnico Dunga. O que resultou em mais uma chovalhada de twitts contra a Globo.

E a brincadeira já começou novamente. Dessa vez para salvar os “Tadeu Monkeys”. É mole?! huahuaha



“CALA BOCA TADEU SCHMIDT is the new Galvao Institute’s Project 2 save the Tadeu Monkeys in the Amazon Forest from extinction. We need ur help”



 
 
Nota da Diretoria: Recomendamos a todos que assista o documentário produzido pela BBC em 1993, "Além do cidadão Kane", que foi proíbido sua divulgação aqui no Brasil por ordem judicial. Mostra o apoio da emissora a ditadura militar, censura a artistas com ao cantor Chico Buarque que por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora. Além disso, tem diversos depoimentos: de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira.
 
=> http://video.google.com.br/videoplay?docid=-570340003958234038&hl=pt-BR#

Nenhum comentário:

Postar um comentário