Menu

sábado, 28 de novembro de 2009

Semana Consciência Negra destaque no A Tribuna

Publicado em 27 de novembro de 2009   |   Fonte: Márcio Sodré

Estudantes promovem consciência negra

O campus local da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) terá a 1ª Semana Estudantil de Consciência Negra, entre os dias 1º e 04 de dezembro de 2009, nos períodos da tarde e noite. O tema será “Resistência, Luta e Liberdade”. Serão realizadas palestras, mesas-redondas, debates e atividades culturais, dando continuidade às ações que vem sendo realizadas na cidade em alusão à Consciência Negra desde antes do dia 20 de novembro. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) está organizando o evento juntamente com o professor Flávio Nascimento.
A diretora de integração estudantil do Diretório Central dos Estudantes, Pâmela Araújo Balcaçar, explica que, além da integração entre os alunos da UFMT com os movimentos sociais de Rondonópolis, o evento almeja uma maior conscientização em relação à importância da cultura negra. Por abranger toda a comunidade acadêmica, também pretende integrar os próprios estudantes do campus entre si. “Temos aqui a descendência afro; não podemos excluí-la da nossa história”, avaliou.
No primeiro dia da programação, as atividades começam às 19h, com palestra sobre “Interação da Cor da Pele com Ambientes no Processo de Viver” e mesa-redonda abordando “Literatura Africana, Literatura Afro-descendente no Brasil e Literatura Brasileira”. No dia 02 de dezembro, as palestras iniciam a partir das 13h, enfocando “Introdução ao Estudo do Racismo Ambiental”, “Introdução aos Estudos do Racismo no mercado de trabalho”, “A Satanização das Religiões Afro-brasileiras”, e “O papel dos negros na história militar no Brasil (Guerra dos Paraguais)”.
No dia 03 de dezembro, às 13h haverá o “Cine Debate”, tendo graduandos como debatedores. À noite, haverá mesa-redonda sobre “Sobrevagas” e palestra sobre “Novo Racismo”. No dia 04 de dezembro, as palestras começam às 13h e se estendem até à noite, envolvendo “O Negro na Evolução da Música Brasileira”, “Mulheres negras enfrentando o Racismo”, “Violência doméstica: efeitos raciais e subjetivos da Lei 11.340 ‘Maria da Penha’”, “Direitos Humanos e Cidadania: uma análise da cidade de Rondonópolis-MT”, e “Políticas Públicas voltadas para Juventude Negra”.
Às 21h30 da sexta-feira está prevista atividade cultural no campus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário