Menu

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

UNE é recebida no MEC


Ministro da Educação, Fernando Haddad, reúne-se com diretoria da entidade, que apresenta proposta de 50% do Fundo do Pré-sal para a área e nossa plataforma de Reforma Universitária.


Muito positiva a primeira reunião entre diretoria da UNE (a nova gestão) e o ministro da Educação, Fernando Haddad, realizada nesta quinta-feira, 29. O encontro demonstrou a disposição do governo em dialogar com os movimentos sociais, em especial com o movimento estudantil.



“Tivemos a oportunidade de apresentar nossa proposta que reivindica 50% do Fundo do Pré-sal para a Educação e a plataforma de Reforma Universitária da UNE”, disse Augusto Chagas, presidente da entidade. “Como saldo, obtivemos o compromisso do MEC em avaliar os pleitos da UNE”, disse ao mencionar que Fernando Haddad formará um grupo de trabalho no MEC para analisar caso a caso as demandas dos estudantes. Também está agendada para novembro uma reunião do GT com a UNE.





“Esse foi o primeiro contato entre a nova gestão da UNE e o MEC. A disposição em nos receber amplia a expectativa de que nossas propostas sejam atendidas”, revela Marcela Rodrigues, diretora de Relações Institucionais da UNE.








Enem em pauta



O presidente da UNE foi convidado a participar, na próxima semana, de uma reunião que o MEC fará com reitorias de universidades para apresentar um plano de segurança que evite fraudes, como ocorreu no Enem.

“Iniciamos ainda um debate sobre a idéia da criação de uma entidade pública que fique responsável pela elaboração e realização de exames importantes como o Enem”, declarou Augusto Chagas. Para a UNE, seria a chance de evitar burocracias e a dependência de licitações, que dão margem à irregularidades. Representando também os secundaristas, a entidade reivindicou ao MEC que os estudantes prejudicados com a mudança da data do Enem sejam financeiramente ressarcidos (gastos com passagens, acomodação e outras despesas do gênero). O ministro prometeu avaliar.



Além do diálogo aberto com o governo, o vice-presidente Tiago Ventura, também presente na reunião, aponta que no recente período a entidade vem acumulando conquistas e prestígio na sociedade, se mobilizado para aprofundar os avanços da educação brasileira. E completou “é importante para a UNE construir um programa que, além de avançar, forme políticas educacionais que não sejam de governo, mas se transformem em políticas de Estado”. Vale destacar a recente vitória da UNE, que teve papel decisivo na aprovação da PEC que determina o fim da DRU sobre os recursos da Educação.


Leia: http://dcecurufmt.blogspot.com/2009/10/une-comemora-senado-aprova-o-fim-da-dru.html
 
Da Redação - UNE, com informações do MEC.

Informativo DCE/UFMT/CUR - Gestão "Da Unidade Vai Nascer a Novidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário