Menu

sábado, 27 de fevereiro de 2010

DCE participa de Audiência Pública sobre o Passe Livre

A audiência pública realizada ontem, no Tribunal do Júri, pelo presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, Mohamed Zaher (PR), mostrou que grande parte dos estudantes quer o fim do que foi classificado como “restrições” com relação ao projeto do passe livre que foi enviado ao Legislativo, no final do ano passado, pelo Executivo Municipal.

Durante a audiência, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMT, da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), Movimento S.O.S Rondonópolis e demais entidades, entenderam que entre as mudanças necessárias ao projeto estaria o fim da distância mínima entre a escola e o local onde o estudante mora.

O projeto original versa que essa distância deveria ser no máximo de 2,4 mil metros. “Essa questão tem que ser revista”, afirmou o presidente do DCE, Kleiton Teixeira.

A presidente da UMES, Ana Carolina de Oliveira, apresentou aos vereadores um documento com todos os pedidos de mudanças propostos ao projeto original pela entidade. “Estudamos esse projeto e estamos apresentando o que achamos que precisa ser feito, já que a Setrat (Secretaria de Trânsito e Transporte) não nos deixou discutir”, destacou.

Outra mudança apresentada pelos estudantes e aprovada na audiência pública foi o fim da necessidade de renda mínima familiar de 0,7 do salário mínimo para que os estudantes passem a ter direito ao passe. A ampliação para todos os cursinhos pré-vestibulares, além do cursinho oferecido pelo município, o fim da restrição da utilização de créditos fora dos turnos e das linhas previstas também foram defendidos.

O vereador Mohamed Zaher (PR) ainda apresentou os modelos de passe livre de Cuiabá, Várzea Grande e Brasília e um vídeo de campanha de Pátio que prometia a implantação do passe livre.

Há algumas diferenças. Os projetos de passe livre de Cuiabá e a Brasília, por exemplo, não fazem qualquer tipo de restrição de renda e, em Várzea Grande, o projeto prevê renda familiar de até dez salários mínimos.
 
O Diretório Central dos Estudantes, parabeniza aos Vereadores, Mohamed Zaher, Reginaldo Santos, Milton Mutum, Adonias Fernadez, Dr. Manoel, Olimpio Alves, e a todas as outras autoridas presentes (PM, Entidades Estudantis, alunos, e imprensa). Nós do DCE/UFMT/CUR consideramos bastante enriquecedor a Audiência, o espaço foi aberto, as alterações foram propostas, e acolidas pelos estudantes e Vereadores, essa entidade continua empenhada no projeto, grande parte das alterações propostas e aprovados pela platéia foram sugestões do Diretório. Segundo o presidente Kleiton Teixera "O projeto original tem que sofrer alterações que realmente façam do projeto o mais democrático possível, beneficiando o maior número de estudantes possível." Convictos de que essa LUTA para a democratização e viabilização do acesso dos estudantes ao ensino, não onere o trabalhador; mas, que sim beneficie o filho do trabalhador, e até mesmo o próprio trabalhador que também é um estudante, possa ser alcançada ainda esse ano.
 
Diretório Central dos Estudantes 11 de Agosto.
Gestão da Unidade Vai Nascer a Novidade
Comunicação DCE/UFMT/CUR
Seguir lutando, Desejar vencer, Conquistar o novo.
 
Com informações A Tribuna 27/02/2010, e Dir. Comunicação DCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário