Menu

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Governador Visita Campus da UFMT de Roo

Apesar de ser um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 800 mil na reurbanização e pavimentação do estacionamento e acessos dentro do campus universitário de Rondonópolis (220 km ao Sul de Cuiabá). O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, visitou as obras na manhã deste sábado (30.01) e falou sobre o processo de emancipação e criação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

“Faz parte do acordo com o ministro Fernando Haddad estas obras, para que Rondonópolis se tornasse um campus autônomo. O Estado sempre que pode tem procurado ajudar a Universidade Federal, não só aqui, mas em Sinop, Barra do Garças, e também Cuiabá. Para mim o que é público não tem dono, tudo pertence ao cidadão. Em Sinop fizemos o asfaltamento e Barra cedemos um terreno para a construção da nova sede“, ressaltou o governador. “A partir do momento que uma esfera pode ajudar a outra não tem nenhum problema”, concluiu.

A obra finaliza uma etapa para o processo de criação da UFR. Uma reivindicação antiga da sociedade local e de toda a região Sul, o projeto foi entregue em 2008 e desde então tramita junto ao Governo Federal. Os dirigentes acadêmicos pediram ao governador que agende uma audiência com o ministro Haddad para que o processo possa entrar em nova fase. Maggi adiantou que está previsto para o dia oito de março a vinda da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, a Cuiabá e seria um bom momento para que os dirigentes acadêmicos reforçassem o pedido.

Durante a visita, Maggi comentou que o projeto tem o apoio de importantes figuras ligadas à Educação Superior, como o ex-reitor Paulo Speller e inclusive o ministro da Educação, Fernando Haddad se mostrou favorável.

Lindalva Novaes, diretora do Instituto de Ciências Humanas (ICHS), destacou que o governador tem demonstrado por meio das ações políticas que acredita muito na educação e na Universidade. “Essa obra é necessária para que tenhamos a nossa universidade, e também atende diretamente a comunidade, pois tínhamos muitas dificuldades de acesso aos prédios. O asfalto nos deu boas condições de acesso aos prédios das Engenharias e também para o prédio onde ocorre o programa da Terceira Idade. Foi uma política que contribuiu de forma significativa”, salientou a diretora.

Empolgado, o universitário Henrique Monteiro, acredita que a obra demonstra o empenho do Governo do Estado na criação da Universidade Federal de Rondonópolis. “É o progresso, é bom para a Universidade”, disse o aluno.

O secretário de Estado de Comunicação, Osmar Carvalho, parlamentares e outras autoridades acompanharam o governador.

Estiveram presentes representando os Estudantes o acadêmicos Kleiton Teixera(Presidente DCE) e Henrique Monteiro(Dir. Comunicação DCE).

Com informações Secom/MT - Comunicação DCE/UFMT/CUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário