Menu

quarta-feira, 24 de março de 2010

Programa “para mulheres na ciência” seleciona bolsistas

Com o slogan “O mundo precisa de ciência, a ciência precisa de mulheres”, o programa de bolsa-auxílio L'oreal Brasil Para Mulheres na Ciência está com inscrições abertas até 10 de maio. Esta quarta edição pretende apoiar projetos científicos de alto mérito, desenvolvidos por pesquisadoras brasileiras em instituições nacionais. O Programa de Bolsa-auxílio g rant irá distribuir sete bolsas. As Ciências Químicas, Matemáticas e Físicas receberão uma bolsa cada, As Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde serão contempladas com quatro bolsas.

Pesquisadoras com doutorado concluído a partir de 2004 e com currículo atualizado na Plataforma Lattes , do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), podem se inscrever apenas uma vez. O projeto de pesquisa, incluindo referências bibliográficas, deve ser anexado eletronicamente em um único arquivo e possuir no máximo 6 páginas. A finalidade é conceder espaço e apoio à participação das mulheres brasileiras no cenário científico do país.
A iniciativa da L'Oréal – Brasil, em cooperação com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pretende incentivar mulheres que dedicam a vida à pesquisa a fim de contribuir para o avanço da ciência. O valor de cada bolsa será o equivalente a US$ 20 mil convertidos em reais e os projetos deverão ter prazo de execução estabelecido em um ano. O júri, composto por oito pesquisadores indicados pela ABC, um representante da UNESCO e um representante da L'Oréal, será presidido por um membro da diretoria da ABC.
Na ultima edição, realizada em 2009, as sete agraciadas foram: Alexandra Loppi Zugno (UNESC), Flávia Carla Meotti (UFSC), Lea Tenenholz Grinberg (FMUSP), Sheila Cavalcante Caetano (FMUSP), Valéria Cristina Sandrim (SCBH) na área das Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde; Elysandra Figueredo (USP) em Ciências Físicas e Annelise Casellato (UFRJ) na área de Ciências químicas. O resultado será divulgado em agosto e as bolsas serão entregues em setembro, durante cerimônia de premiação em local e data ainda não definidos.
Mais informações na página: www.abc.org.br/loreal .

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq  - http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2010/0317a.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário