Menu

domingo, 4 de abril de 2010

Circuito/Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA)

=>Bienais de Arte, Ciência e Cultura



Ao longo dos últimos oito anos, desde a retomada definitiva das suas atividades culturais, a UNE realizou quatro Bienais de Arte, Ciência e Cultura (Salvador-1999; Rio de Janeiro-2001; Recife-2003 e São Paulo-2005). Organizada em formato de um grande festival –com mostras universitárias, oficinas, shows, seminários e debates– a proposta da Bienal é promover uma intensa relação com os grupos artísticos formados por estudantes. A Bienal funciona como um elo entre os artistas universitários e o movimento estudantil, que têm um encontro marcado de dois em dois anos.


=> Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA)



O CUCA da UNE é uma rede estudantil constituída por núcleos culturais existentes em diferentes estados do Brasil. Fundado em 2001, na 2ª Bienal da UNE, o projeto possui hoje 10 Espaços (Recife/PE, Campina Grande/PB, Salvador/BA, Vitória/ES, Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, Barra do Garça/MT, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP), que formam o Circuito Universitário de Cultura e Arte. A idéia é criar um canal em permanente construção no qual os estudantes possam produzir, viabilizar e divulgar os seus próprios trabalhos, além de incentivar a elaboração de políticas públicas para a cultura.


Organizado a partir de um modelo de gestão democrática, horizontal e cooperativo, o CUCA é administrado pelos próprios estudantes em colaboração com os artistas locais. Condecorado em 2005 com a Ordem do Mérito Cultural, principal premiação do Ministério da Cultura (MinC), e integrante do Conselho Nacional da Juventude, o CUCA hoje recebe apoio do projeto “Pontos de Cultura”, programa de incentivo do MinC. O próximo passo é dinamizar o relacionamento entre os núcleos CUCAs para expandir a rede e criar novos Centros pelo país.

A UNE disponibiliza uma cartilha com orientações para fundação do CUCA, baixe esse arquivo:
http://www.une.org.br/home3/publicacoes/pdf/nova_cartilha_do_cuca_pdf.pdf
E para saber tudo o que rola no Instituto CUCA da UNE acesse o blog:
http://www.cucadaune.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário