Menu

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Coluna Fique de olho: Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros

Estréia hoje a coluna Fique de Olho, uma coluna que trataremos somente de assuntos de interesse acadêmico, onde indicaremos alguns dos caminhos para produção científica, cultural ou extensiva, visando oportunizar as melhores informações de editais, concursos, prêmios, bolsas de estudos e programas, para os estudantes que não pensam ficar só na graduação; ou, que queriam alguma oportunidade a mais para desenvolver sua excelência profissional. Agora, fique com a novidade da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

Fundação Biblioteca Nacional lança edital do Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros 2010 | 2º Semestre
A Fundação Biblioteca Nacional tem o prazer de anunciar o Programa de Apoio à tradução de Autores Brasileiros 2010 | 2º semestre. As inscrições iniciam-se no dia 23 de agosto de 2010 e se encerram dia 16 de outubro de 2010. Envie sua inscrição de acordo com o Edital e seus Anexos.
Novidades de 2010:

Ampliação do programa a editoras nacionais e publicações em formato digital.
Bolsas com valores de R$4.000 a R$12.000



O Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros objetiva difundir a cultura brasileira no exterior. É instituído pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Coordenadoria Geral do Livro e da Leitura (CGLL).

O Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros 2010 – 2º semestre  é oferecido a editoras nacionais e estrangeiras, que desejam traduzir, publicar e distribuir no exterior livros impressos e digitais de autores e editoras nacionais previamente editados no Brasil, em português.

O Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros 2010 – 2º semestre está aberto aos seguintes gêneros literários: romance, conto, poesia, crônica, obra de referência, infantil e/ou juvenil, ensaio literário, ensaio social, ensaio histórico e antologias de poemas e contos.

A inscrição para o Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros 2010 | 2º semestre deve ser feita pelas editoras interessadas por meio de formulário disponível abaixo. O formulário e os demais documentos solicitados – como catálogo editorial, exemplar do livro a ser traduzido, comprovação da cessão de direitos autorais e currículo do tradutor em português  entre outros – devem ser encaminhados à Coordenadoria Geral do Livro e da Leitura (CGLL).

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) está vinculada ao Ministério da Cultura e coordena estratégias, a fim de entrelaçar três importantes bases da cultura brasileira: biblioteca, livro e leitura. Como uma das maiores bibliotecas nacionais do mundo, a FBN ocupa um importante lugar na disseminação da cultura brasileira dentro e fora de suas fronteiras. É responsável pela participação do Brasil em diversas feiras literárias internacionais como a Feira do Livro de Frankfurt, o Salão do Livro de Paris e a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, e oferece bolsas de tradução àqueles que desejam publicar autores brasileiros no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário