Nº DE VAGAS: 60
INÍCIO: 10/01/2011
FUNCIONAMENTO: SÁBADOS
LOCAL: Departamento de Letras/ Campus Universitário de Rondonópolis/UFMT
ENDEREÇO: Rodovia Rondonópolis-Guiratinga – KM 06 – MT 270 – Bairro Sagrada Família – Rondonópolis/MT – 78.700-000 (Quando enviados os documentos pelo correio, vale a data de postagem).
CONTATO: 66 3410 4015
e-mail: leliane_harthecopf@hotmail.com
masanntos@gmail.com
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
a) Ficha de inscrição (ver anexo)
b) O curriculum vitae;
c) Cópia do RG e CPF;
d) Cópia de certidão de nascimento ou casamento, em caso de alteração de sobrenome;
e) Cópia de diploma de conclusão de curso de graduação reconhecido no país ou declaração expedida pelo órgão responsável pelo Registro Escolar da Instituição;
f) Histórico escolar;
g) Cópia do diploma de conclusão de curso de graduação revalidado por instituição nacional credenciada, quando tratar-se de diploma obtido no exterior.
ESTRUTURA CURRICULAR
*Disciplina
**Docente responsável
***Ementa/Carga Horária
*Leitura e compreensão dos gêneros textuais: a gramática a serviço dos textos
**Dra.Vânia Cristina Casseb Galvão (UFG)
***Ementa: Aspectos da composição linguística dos gêneros textuais, partindo-se do pressuposto de que os fenômenos de organização gramatical estão a serviço da produção e do processamento textual-discursivo, ou seja, de que a materialidade linguística orienta a leitura e a compreensão dos gêneros textuais. 30h
*Elementos estruturais dos gêneros narrativo e poético
**Dr. João Batista de Sales (UFMS)
***Ementa: A disciplina deverá abordar os elementos estruturais da narrativa e da poesia com vistas ao exercício de leitura e interpretação de textos literários. 30h
*Gêneros discursivos em Bakhtin: diálogos com outras concepções de linguagem e de ensino de língua
**Dra. Cancionila Janskovski Cardoso (UFMT)
***Ementa: Bakhtin, a linguagem e a educação. O dialogismo como princípio constitutivo da linguagem. Gêneros e desenvolvimento da linguagem. Gêneros discursivos e aprendizagem da língua na escola. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Gêneros orais e escritos e a progressão no ensino. Sequências didáticas como proposta de ensino dos gêneros textuais. 30h
*Da palavra à imagem: Literatura e Cinema
**Dra.Márcia Rejany Mendonça (UFMT)
***Ementa: Estudo das relações entre literatura e cinema como artes narrativas, levando em conta as proximidades e distanciamentos entre as obras literárias e suas respectivas adaptações cinematográficas. 30h
*Linguagem das artes visuais: pintura e escultura
**Ms. Divanize Carbonieri (UFMT)
***Ementa: Estudo dos principais desenvolvimentos artísticos desde a Pré-história até a atualidade. Teorias e conceitos fundamentais das artes visuais. Estudo dos elementos constitutivos da pintura e da escultura. 30h
*A didatização do gênero no livro didático de Português: a mobilização teórico/prática na proposição da leitura e da interpretação de textos
**Dr. Sílvio Ribeiro da Silva (UFG)
Ementa: Introdução às teorias de leitura e de interpretação de textos (orais e/ou escritos). Leitura e gêneros do discurso. Leitura e livro didático de Português 30h
*O gênero ‘Diário íntimo’ no panorama dos estudos confessionais
**Dra. Sheila Dias Maciel (UFMT)
***Ementa: O gênero Diário Íntimo e os demais textos confessionais: fronteiras e idiossincrasias. Aspectos teóricos e reflexão histórica sobre o gênero em debate. A escrita dos diários no Brasil – narrar a existência e narrar a vida ou narrar-se? A presença do Gênero no contexto escolar: o como e o porquê da moda confessional na atualidade. 30h
*Música – um gênero transdisiciplinar
**Ms. Agameton Ramsés Justino (UFMT)
***Ementa: Relações entre a música e a literatura; música enquanto texto em sala de aula; temas e estilos musicais no ensino de Língua Portuguesa; prática de interpretação de músicas do cancioneiro popular brasileiro. 30h
*Gêneros Argumentativos
**Ms. Bruno Oliveira Maroneze (UFMT)
***Ementa: Argumentatividade na Filosofia. Lógica e Retórica clássicas. Lógica informal. Nova Retórica. Persuasão e convencimento. Gêneros argumentativos contemporâneos. Análise de textos. 30h
*Metodologia Científica
**Dr. Javert Melo Vieira (UFMT)
***Ementa: Trabalhos científicos nos cursos de pós-graduação. Diretrizes para elaboração de um projeto de pesquisa. Elaboração do relatório de pesquisa. Monografia. Normas da ABNT para documentação. 30h
*A diversidade de gêneros: a leitura e compreensão de metáforas em textos jornalísticos, científicos e poéticos
**Ms. Cláudia Cristina Ferreira Ferling (UFMT)
***Ementa: O curso focaliza a análise da metáfora tanto como figura de linguagem quanto como de pensamento. Assim, serão observados e analisados diversos aspectos que influenciam a leitura e a compreensão de metáforas em textos poéticos, jornalísticos e científicos. 30h
*Gêneros digitais e construção do sentido no hipertexto
**Dr. Dánie Marcelo de Jesus (UFMT)
***Ementa: A emergência de gêneros digitais e a constituição da sociedade virtual. O texto hipertextual e a noção de leitor. Aplicações tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de línguas na escola de ensino fundamental e médio. 30h
*Gênero jornalístico e gênero literário
**Ms.Danilo de Oliveira Nascimento (UFMT)
***Ementa: Jornalismo literário. O folhetim. A crônica. O fait divers. O romance-reportagem. 30h
*O gênero propaganda como prática social: constituindo identidades
**Ms.Núbia Nascimento (UFMT)
***Ementa: O conceito de gêneros do discurso ou gêneros textuais e sua importância para a compreensão e produção de textos. Características do gênero propaganda. Implicações sócio-históricas do gênero propaganda e produção de subjetividades. 30h
Fonte: Departamento de Letras/ICHS/CUR/UFMT
Nenhum comentário:
Postar um comentário