Menu

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Na festa da nova sede, UNE prepara homenagem a estudante desaparecido


Painel em homenagem ao estudante Honestino Guimarães, desaparecido em 1973, durante a ditadura militar no Brasil.


A diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE) prestou nesta segunda-feira (20/12), no Rio de Janeiro (RJ), uma homenagem ao estudante Honestino Guimarães, símbolo da luta do movimento estudantil durante o período da ditadura militar. Honestino foi lembrado pela entidade com um painel de seis metros de altura e 18 metros de largura, colocado no terreno onde ficava a sede da UNE na Praia do Flamengo, 132, no Rio. Além desta homenagem, o local contou com banners de dois metros de altura que permitirão ao visitante um passeio pela história da UNE, fundada em 1937.

Vídeo acima sobre os preparativos do Lançamento da Pedra Fundamental da reconstrução da sede da UNE/UBES.


Presidente Lula entre os presidentes da UNE, Augusto chagas (esq.), e da UBES, Yann Evanovick, durante lançamento da pedra fundamental da nova sede das instituições, no Rio de Janeiro. Foto: Ricardo Stuckert/PR


O País está reconstruindo o processo de trazer para a política a juventude brasileira, que teve participação efetiva no sucesso do atual governo, afirmou o presidente Lula nesta segunda-feira (20/12), no ato de lançamento da pedra fundamental da nova sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), no Rio de Janeiro-RJ.

Sob os gritos de “Lula, guerreiro do povo brasileiro”, o presidente agradeceu a parceria da UNE e da UBES na proposição de políticas públicas voltadas para a melhoria da educação, mas deixou claro que em nenhum momento houve papel de subserviência por parte das duas instituições. A parceria vitoriosa, definiu Lula, foi resultado dos avanços irrevogáveis do ensino no País, que ganhou muito com ações bem sucedidas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Fererais (REUNI) e o investimento nas escolas técnicas federais.

O vídeo abaixo registra a chegada do presidente Lula ao terreno da futura sede UNE/UBES.


Lula lembrou que nenhuma decisão do governo foi tomada sem que antes houvesse diálogo com “os estudantes, os trabalhadores, os sem-teto, as Margaridas e o movimento social”, a exemplo das conferências nacionais realizadas nos últimos oito anos, que foram significativas para o avanço que o Brasil alcançou em seu governo.

Em relação à reconstrução da antiga sede da UNE, que foi demolida e incendiada na ditadura, o presidente ressaltou que é uma conquista resultante da “foça, vigor e ousadia¨ dos estudantes brasileiros e da diretoria da UNE, que nunca se acovardou e que sempre se empenhou “para continuar a luta”. Lula agradeceu ainda o Congresso Nacional, que no dia 21 de junho deste ano aprovou a Lei nº 12.260 por unanimidade, que reconheceu a responsabilidade do Estado brasileiro pelo incêndio e demolição da antiga sede.


Niemeyer entrega novo projeto para UNE por CUCAUNE no Videolog.tv.




História do Incêndio da sede da UNE/UBES

Invasão 2
O prédio da UNE é tomado por estudantes na Praia do Flamengo Foto: Arquivo UNE.




"UNE caiu"
Página do jornal Correio da Manhã, de 2 de abril de 1964, com a notícia sobre incêndio na sede da UNE na Praia do Flamengo (RJ). Foto: Arquivo UNE.


Incêndio
Incêndio que destruiu, em 1964, a sede da UNE na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ). Foto: Arquivo UNE.




Nenhum comentário:

Postar um comentário